Freg. Santo Aleixo

Atividades efetuadas pela Freguesia de Santo Aleixo de Além Tâmega

  • Abertura e limpeza de caminhos florestais

    A junta de freguesia procedeu ao alargamento e limpeza de caminhos florestais existentes na freguesia, e à abertura de novos caminhos florestais.

florestal caminho floreastal

  • Nicho colocado em Bragadas

    A realização de um arranjo urbanístico em Bragadas, próximo da estrada municipal 312, permitiu criar o nicho de Nossa Senhora de Fátima, que veio embelezar o espaço envolvente.

640_64.nicho1_ 640_65.nicho2

  • Conduta de água rectificada em Santo Aleixo

    A Câmara de Ribeira de Pena está a realizar uma obra em Santo Aleixo que vai melhorar a qualidade de vida na freguesia. O paralelo da estrada que liga a saída da 312 à parte superior da povoação foi levantado para rectificação da conduta de água e instalação da rede de saneamento que estava por acabar. No final, o arruamento vai ganhar um pavimento em alcatrão.

 640_57.rua1 640_58.rua2

  • Cemitério de Bragadas alargado

    A Junta tem procedido à limpeza das ruas, substituindo-se por vezes a proprietários que não cumprem com os deveres cívicos. “Estamos a atravessar uma época em que os proprietários não cortam as silvas que saem dos prédios deles”, lamenta o presidente da Junta, explicando que tal se reflecte nas contas: “temos o carro dos sapadores, que vai fazendo tudo, e nós pagamos 25 por cento do salário dos cinco trabalhadores mais a manutenção das máquinas”.

640_55.cemi3 640_56.cemi4

  • Sapadores ajudam à limpeza das ruas

    Foi concluído o alargamento do cemitério de Bragadas. O espaço para a ampliação já tinha sido comprado há alguns anos, mas na altura não se justificada o investimento. Apesar do cemitério ainda não estar cheio, a Junta procedeu à ampliação da estrutura, construindo os muros de suporte, gradeamento e portões.

640_63.silva2 640_62.silva1

  • Escadas facilitam passagem aos utentes

    O acesso da estrada 312 a uma rua próxima, junto ao café Moinho, foi melhorada no pavimento e com a colocação de escadas. O arruamento, com cerca de 20 metros de comprimento, deixou de ser em terra batida e passou a ter patamares com escadas para cadeiras de rodas, além de dois muros de suporte, para facilitar a travessia aos utentes. O próximo objectivo da Junta no local passa por melhorar o piso da estrada 312, o que está orçado em 20 mil euros.

640_53.acesso1 640_54.acesso2

  • Muitas intervenções durante quatro mandatos

    Ao longo dos últimos quatro mandatos, a Junta de Freguesia realizou uma intervenção de fundo na zona envolvente à Igreja, criando a capela mortuária, os quartos-de-banho públicos e alargando o recinto das festas junto ao adro. Na mesma zona foi construído um palco, que se encontra guardado em virtude das bandas, actualmente, já terem esse tipo de equipamento próprio.

    Em Bragadas também foi feita uma capela mortuária, assim como o alargamento do recinto de festas. Esta aldeia passou também a ter um caminho desde a estrada 312 até à antiga escola primária, que hoje alberga uma associação. O bairro novo foi pavimentado e o parque de lazer ganhou uma zona de estacionamento.
    Em Santo Aleixo, a zona envolvente à Junta foi pavimentada, após a construção do muro de suporte, e foi arranjado o espaço envolvente à capelinha do Senhor dos Milagres, com muro de suporte e pavimentação do recinto.

    A Junta de Freguesia abriu ainda vários travões florestais, fez os balneários do campo de futebol, um tanque de lavagem pública e o brasão da freguesia. Com o restauro do edifício da sede, dividido para fazer pequenos escritórios, a Junta providencia ainda um posto médico, com um clínico a trabalhar em Santo Aleixo todos os 15 dias. Durante algum tempo, foi a freguesia a suportar essa despesa, que agora está a cargo da Santa Casa da Misercórdia.

640_59.mortuaria1 640_60.mortuaria2

 

 << voltar