Património Religioso
“A nossa Freguesia é excecionalmente rica em todas as formas de património. A sua arquitetura religiosa e civil, os restos de civilizações de antanho, o seu romanceiro, as lendas e tradições, as festas e romarias, são apenas algumas entre as diferentes manifestações da nossa riqueza, tanta e tão variada que se torna difícil de catalogar nos diferentes setores.
O património popular reveste as mais variadas formas e todas elas estão representadas no território ribeirapenense. No campo do património construído pelo homem, uma das criações que mais se multiplica é o dos conhecidos espigueiros ou canastros, não havendo lugar, por mais pequeno que seja, em que se não encontrem. A maior parte ergue-se sobre suportes de granito, havendo mesmo alguns em que este material predomina completamente e apenas o tecto é de telha. Também os moinhos movidos a água proliferam por todo o concelho existindo alguns em bom estado.
Não faltam ainda os relógios de sol e as cruzes, das mais variadas conceções com inscrições memorizando a data da sua construção.”
Encontram-se espalhados por esta freguesia, diversos locais de culto, entre eles as capelas, nichos e as alminhas. As festas em honra do/a padroeiro/a de cada localidade festejam-se ao longo do ano, mas como referência de topo temos as festas do concelho na sede da freguesia e Igreja Matriz, em honra da Nossa Senhora das Angústias e Divino Salvador, no primeiro fim-de-semana de Agosto.
Alguns destes locais de culto, estão referenciados a seguir: